quarta-feira, 23 de março de 2011

Religião está em extinção em nove países. Um deles é a terra natal do Hillsong

A religião pode acabar em nove países ricos. A conclusão é de um estudo que analisou dados dos censos recolhidos desde o século XIX nesses países. Através de um modelo de progressão matemática, os investigadores – que divulgaram os resultados num encontro da American Physical Society, em Dallas, EUA – concluíram que dentro de uns anos o número de pessoas ligadas a uma religião vai ser reduzidíssimo em lugares como a Austrália (terra natal da mega igreja evangélica Hillsong), Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Suíça e Nova Zelândia.
O estudo constatou existir já “em muitas democracias seculares uma crescente tendência de pessoas que assumem não ter uma religião”, afirmou Richard Wiener, do departamento de física da Universidade do Arizona. Se 40% dos holandeses dizem não acreditar ou seguir qualquer religião, o número de descrentes religiosos sobe para os 60% na República Checa. E em 2050, o estudo prevê que na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses já não vão seguir qualquer religião. “É um resultado bastante sugestivo”, afirmou Richard Wiener à BBC.
O modelo seguido pelos investigadores teve em conta que os grupos sociais têm mais seguidores quanto maior a sua utilidade ou o status que projectam. “No caso das línguas, por exemplo, há muito mais utilidade e traz mais status saber falar castelhano do que o quechua do Perú. Da mesma forma, existe algum tipo de estatuto ou de utilidade em seguir uma religião ou não seguir nenhuma”, explica o investigador.
fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/religiao-extincao-paises-terra-natal-hillsong-17947.html